Tentativa de delícia n° 11: Homus


Há coisas que só percebemos quando nos distanciamos. A impressão que tenho é que quando estamos perto não as coisas como deveriam, seja a beleza da vista das dunas que cercam a cidade, o gosto de um bom cuscuz com ovo, de um feijão com arroz, uma tapioca simples ou até mesmo uma goiabada casacão, até que chega o dia em que essas comida deixam de estar a disposição. Foi aos 21 anos que vivi a experiência de ficar longe de comidas familiares por bastante tempo. O ano em que morei fora do Brasil me deixou com saudade de muitos e de muita coisa (inclusive da comida), mas também me permitiu conhecer um outro mundo, onde pessoas pensavam, se vestiam, se amavam e comiam de maneira diferente. E sendo os EUA um dos países mais cosmopolitas do mundo, pude conhecer de perto não apenas a gorda e famosa cozinha americana, mas uma imensidão de pratos e especialidades de diversos lugares do mundo, como baklava gregos, as enchiladas mexicanas, sem falar na comida chinesa, tailandesa e viatinamita presentes nas muitas China towns. 
No post de hoje eu quero repassar a receita do homus  uma comida que conheci nos EUA, mas que não é difícil de ser encontrada no Brasil. O prato de hoje tem origem árabe e nada mais é do que uma pasta a base se grão de bico e tahine (óleo de gergilim).
Vamos ao que interessa?
Ingredientes:
  • 250 gramas de grão-de-bico
  • suco de dois limões pequenos
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 4 dentes de alho amassados
  • 3 colheres de sopa de tahine
  • azeite a vontade

Deixe o grão-de -bico de molho por pelo menos doze horas, depois, cozinhe-o deixando cêrca de 20 minutos em água fervente. Tem gente que cozinha na panela normal, mas eu fiz na panela de pressão. Escorra a água, e use um multiprocessador (eu uso um miniprocessador, a gente se vira como pode) e bata os grãos, o limão, o alho. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê (sem partículas sólidas). Acrescente o sal e o Tahine e processe novamente. Passe para o recipiente que vai servir com com azeite. Normalmente as pessoas comem com pão sírio, mas eu gosto de comer com qualquer pão, não importa a nacionalidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tentativa de delícia n° 5: Crepe

Cinnamon Rolls

Merci beaucoup!