Tentativa de delícia nº 9: Tomates secos
Dois eventos me inspiraram para fazer outra noite do crêpe lá em casa. A primeira foi saber que uma colega de trabalho tinha feito, com sucesso, tomates secos na casa dela. E a segunda foi a lembrança ainda fresca de um delicioso crêpe de berinjela apreciado no Agorà na noite anterior. Juntando o útil ao agradável, eu resolvi dedicar parte do meu fim de tarde e noite de domingo para a confecção de dois potes de tomate seco para que eles pudessem servir de recheio para o meu crêpe de espinafre com tomate seco! Oh là là!
Como eu nunca tinha feito tomate seco na vida, eu fui perguntar ao google como fazia. Misturando as receitas que eu achei mais interessantes, fiz uma sincope que saiu assim:
Ingredientes:
# 1 kilo de tomates vermelhos
# açúcar
# sal
# vinagre
Preparo:
Corte as tomates ao meio e tire parte da polpa coloque-os num prato ou refratário virados com a pele para baixo, em seguida adicione uma colher de chá de vinagre em cada tomate e polvilhe sal e açúcar. Em seguida coloque os tomates no microondas por 20 minutos na potência máxima e a cada 5 minutos tire o excesso de água que acumula (ou seja, são 4 sessões de 5 minutos).
Depois da etapa microondas é hora de dá o toque final no forno convencional. A uma temperatura média de 200 graus coloque num refratários os tomates alinhados. Nessa fase é bom adicionar algum tempero. No caso do meu tomate eu untei o fundo do refratário com azeite, e adicionei pequenos pedaços de alho e pimenta do reino moída. Os tomates ficam no forno por mais 30-40 minutos, ou até que fiquem no ponto. Espere que o tomate esfrie um pouco no próprio forno antes de colocá-los em potes de vidro cobertos com azeite.
Essa receita foi relativamente simples, sem muito frescura e perda de tempo, e ajudou a desmistificar um pouco dos mistérios do tomates secos, que apesar de tão caros nas prateleiras dos supermercados, não são difíceis de fazer, tampouco trabalhosos, como eu imaginava. A minha receita rendeu 2 potes pequenos de vidro, mas para isso tive que fazer 2 sessões de idas ao microondas, pois o meu micro é miúdo.
Comentários
Postar um comentário